-
Arquitetos: Isay Weinfeld
- Área: 770 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Hansgrohe, Art Steel, Cia de Iluminação, Clatt, Concresteel, Deca, Eurocentro, Microcimento Do Brasil, Portinari, Pratikline, Tecnics, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Dpot foi construída em um lote de 1.500m2 em São Paulo, onde antes havia uma casa cercada por um amplo jardim. Ao estudarmos a legislação de Uso e Ocupação do Solo vigente, percebemos que fatores como índice de aproveitamento, recuos obrigatórios, etc., seriam muito diferentes (e desfavoráveis) no caso de uma construção nova, com demolição daquela existente. Garantir esse potencial construtivo significava, portanto, reformar e converter a edificação existente.
A solução foi, a partir da construção original, recompor os espaços internos e as fachadas, de modo a adequá-los ao uso comercial. A transformação, embora profunda, manteve do “passado” como residência o clima informal, relaxado, onde os produtos podem ser expostos e dispostos como se, de fato, em uma casa. A alternância entre pés-direitos altos e baixos e a existência de mezaninos definiram para cada ambiente uma escala diferente, fazendo da volumetria um grupamento de prismas justapostos, de variadas proporções.
Por fim, dois outros fatores importantes: a idéia que de dentro da loja se pudesse sempre ver o jardim, e que, de fora, as salas ambientadas estivessem sempre à vista. A solução foi “rasgar” a parte inferior de todos os volumes (à exceção daquele de serviços), e instalar uma faixa contínua de vidro a percorrer todo o perímetro, de modo a garantir a desejada transparência; a parte superior, optamos por revestir com placas de cimento as faces externas, e com ripas de madeira aquelas internas. A integração interior-exterior é total, e os volumes “cegos” parecem flutuar por sobre os ambientes de estar, em meio a um exuberante jardim.